top of page
  • Foto do escritorDra. Mariana Zatta

Como diminuir e prevenir as linhas ou rugas de expressão?

Atualizado: 4 de jan. de 2022


  • Como surgem as rugas e linhas de expressão?

Para saber qual é a melhor forma de tratar o problema é preciso conhecê-lo e descobrir a causa principal para, assim, resolvê-lo. Veja as principais causas:

  • exposição ao sol sem proteção;

  • excesso de radicais livres no corpo (vindos de uma alimentação inadequada);

  • estresse;

  • ansiedade;

  • falta de cuidados com a pele.

Tudo isso leva a uma redução de colágeno. Essa proteína confere maior consistência à nossa pele que, desta forma, quanto mais colágeno, maior o aspecto jovial da pele.

Dessa forma, os principais tratamentos e cuidados visam justamente estimular a produção de colágeno ou atrasar a perda dele.


  • Quais os tratamentos para as linhas ou rugas de expressão?

Existem diversos tratamentos para a redução e eliminação das rugas de expressão, são eles:

  • Tox. Bot.

  • Peelings

  • Fios de PDO

  • Preenchimento com ácido hialurônico

  • Bioestimuladores de colágeno

Para saber detalhadamente sobre cada um dos procedimentos acima, basta clicar e ler um pouco mais sobre eles aqui mesmo em nosso blog.


  • Como prevenir o aparecimento das rugas?

Confira essas 10 dicas para você prevenir ou retardar o aparecimento das rugas ou linhas de expressão!

  1. Utilizar dermocosméticos: principalmente os cremes anti-idade são eficazes no combate ao envelhecimento. É importante investir em produtos à base de retinol, antioxidantes e vitaminas C e E.

  2. Investir em procedimentos: é possível realizar procedimentos como peelings, laser, luz pulsada, dentre outros. Todos eles possuem o intuito de tratar e prevenir rugas e linhas de expressão.

  3. Evitar exposição prolongada ao sol: o sol é um dos principais inimigos no combate ao envelhecimento da pele. Caso seja preciso se expor aos raios solares, aplique filtro solar de três em três horas.

  4. Esfoliação periódica: faça uma esfoliação no rosto e no pescoço para melhorar a regeneração da pele. Aplique o produto esfoliante nestes locais e faça movimentos leves e circulares. Depois, enxágue com água fria ou morna. Um dermatologista indicará quantas vezes é necessário realizar este procedimento, pois realizá-lo em excesso pode ser prejudicial à pele e causar maiores danos.

  5. Evitar banhos muito quentes: a prática pode ajudar no aparecimento de rugas pois a flacidez da pele e a deixa mais sensível. Procure tomar banhos mornos.

  6. Evitar esfregar a toalha no pescoço e no rosto: a prática pode ser prejudicial à pele, comprometendo a elastina (proteína que garante a elasticidade da pele). Seque a pele com “batidinhas” pelo corpo.

  7. Não dormir com maquiagem: é importante remover a maquiagem antes de dormir para que a pele possa “respirar”. Após a remoção de maquiagem, pode-se aplicar um creme específico ou um óleo para a prevenção dos sinais do tempo.

  8. Evitar o consumo de álcool e cigarro: o consumo excessivo de álcool e cigarro é prejudicial à saúde em geral, assim como o é para a pele. Essas substâncias aceleram o processo de envelhecimento e privam o corpo de antioxidantes que contribuem para a produção do colágeno.

  9. Evitar expressões faciais repetitivas: algumas expressões exageradamente repetitivas podem levar ao aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. É necessário tentar manter o rosto e o pescoço relaxados o máximo de tempo possível durante o dia.

  10. Durma de barriga para cima: as pessoas que possuem o costume de dormir de barriga para baixo, ou até mesmo de lado, comprimem a lateral do rosto, podendo favorecer a formação de rugas e linhas de expressão.


Caso você esteja em busca de um tratamento estético a melhor opção é sempre procurar um médico que irá avaliar a melhor forma de tratamento.


Agenda agora sua consulta em nossa clínica via whatsapp, clicando aqui!


Dra. Mariana Zatta é médica especialista em cirurgia das pálpebras, cuidados com a pele, tratamento capilar e procedimentos estéticos avançados.


Atendimento em Vitória e Vila Velha, ES.

447 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page