top of page
  • Foto do escritorDra. Mariana Zatta

Proporções Faciais e a Harmonização Facial

Atualizado: 4 de jan. de 2022

Quando fazemos traçados sobre fotos de pessoas belas, vemos que existem algumas características que podem favorecer a estética ou não.

Classicamente, a estética é fruto da simetria, da harmonia e do equilíbrio.

Para as mulheres, o padrão de beleza facial se traduz em uma pele uniforme e saudável, olhos e boca marcantes, rosto hexagonal com proeminência zigomática evidente (maçãs do rosto), criando sinuosidade e feminilidade.


Para os homens, ângulos bem marcados, nariz imponente, mandíbula e mento evidentes.

  • O que é a harmonização facial?

A harmonização facial trata-se de uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que promove um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza a este rosto ou até mesmo apenas realça caraterísticas já existentes. O trabalho inicia-se a partir de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e mais proporcional.

Iniciamos geralmente sugerindo o contorno da face, seu alongamento ou projeção, avaliando os pontos que serão preenchidos.

  • Mandíbula: alongar, definir ou aumentar o ângulo

  • Malar: definir ou aumentar a projeção das maçãs do rosto;

  • Mento: aumentar a largura, altura ou a projeção do queixo;

  • Nariz: ponta (elevar ou rebaixar), dorso (alinhar ou aumentar sua largura)

  • Lábios: alongá-los ou aumentar o volume

  • Supercílios: elevá-los

Através de uma análise da face, respeitando suas distâncias e ângulos, serão indicados preenchimentos em determinadas áreas, com a finalidade de dar mais equilíbrio e simetria a face valorizando sua beleza natural, seguindo seus padrões próprios de anatomia, sem exageros ou mudanças radicais.


  • Como é realizada a harmonização facial?

Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio (dependendo da área a ser trabalhada) realizamos a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas.


  • Quanto tempo dura o resultado?

Os preenchedores usados são temporários (ácido hialurônico – Restylane®, Juverderm®, Voluma®, Volift®, Volbela®/ hidroxapatita de cálcio – Radiesse®/ Policaprolactona – Ellansé®, …). Irão durar de 1ano a 4 anos, dependendo de sua viscosidade.


  • Quanto tempo leva a aplicação?

Em torno de 30 minutos a uma hora, dependendo as áreas que precisarão ser trabalhadas.


  • Poderei trabalhar em seguida?

Sim. Haverá um pouco de inchaço, mas que não te impedirão se executar suas tarefas diárias.


  • Quando o resultado pode ser visto?

Imediatamente, porém aguardamos de 15 a 30 dias para uma nova avaliação e algum acréscimo de produto poderá ser necessário quando todo o edema regredir.


  • Como funciona a harmonização facial?

A primeira etapa da harmonização do rosto é a análise da face para determinar os traços que precisam ser modificados para que todo o conjunto se torne mais proporcional. Nessa análise, são avaliados alguns aspectos de cada parte do rosto, por exemplo:

Contorno: avalia-se se há necessidade de promover um alongamento ou conferir mais projeção, identificando-se os pontos que precisam de preenchimento;

Mandíbula: é observado se o tratamento deve proporcionar mais definição ao ângulo ou se ela deve ser alongada;

Malar: são avaliadas as maçãs do rosto e a sua projeção, de modo que se pode decidir por aumentá-las ou deixá-las mais evidentes se necessário;

Nariz: verifica-se se é preciso modificar a ponta, seja com elevação ou rebaixamento, e se é necessário corrigir a largura ou o alinhamento do dorso;

Lábios: determina-se a necessidade de conferir mais volume ou repor o volume perdido e se eles devem ou não ser alongados;

Supercílios: avalia-se a distância entre a região do supercílio e os olhos para identificar se é preciso elevá-la ou corrigir seu ângulo;

Rugas e sulcos: na presença desses sinais, são considerados procedimentos para suavizá-los e promover o rejuvenescimento do rosto.


  • Como é feita a harmonização facial?

A harmonização do rosto é um tratamento não cirúrgico que pode ser feito na própria clínica. Dependendo das técnicas utilizadas, pode-se aplicar um anestésico tópico ou realizar uma anestesia local para proporcionar mais conforto ao paciente.

Como esse procedimento é realizado de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa, emprega-se uma combinação de técnicas para proporcionar mais equilíbrio e harmonia entre as diferentes partes do rosto.

Dessa forma, a harmonização facial inclui os preenchimentos feitos com ácido hialurônico (full face), assim como outros tratamentos estéticos que se complementam para oferecer efeitos mais equilibrados, naturais e completos.


Conheça as principais técnicas que podem ser utilizadas na harmonização do rosto:

  • Preenchimento facial: consiste na aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora para aumentar ou repor o volume das maçãs do rosto e do queixo, além de promover uma melhor definição dos contornos;

  • Preenchimento labial: também utiliza substâncias preenchedoras, mas para corrigir o tamanho e o formato dos lábios, seja conferindo mais volume, remodelando-os para deixá-los mais simétricos ou redesenhando o arco do cupido;

  • Preenchimento de sulcos e olheiras profundas: as substâncias preenchedoras são utilizadas para nivelar sulcos como o bigode chinês, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem às olheiras profundas;

  • Fios de sustentação: consiste na inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting ao tracionar os tecidos sem recorrer a técnicas cirúrgicas;

  • Microagulhamento: é uma técnica complementar que consiste em promover milhares de microlesões na pele para estimular a produção de colágeno e fatores de crescimento, de modo a conferir mais firmeza e suavizar manchas e cicatrizes;

  • Peeling: consiste na aplicação de substâncias ácidas para promover uma leve descamação da camada mais externa da pele e estimular a renovação do tecido, suavizando linhas de expressão e promovendo um tom mais uniforme.

Dependendo da combinação de técnicas que for utilizada, a harmonização facial pode levar cerca de 30 a 60 minutos.


  • Como é o período de recuperação da harmonização facial?

Por ser um tratamento não cirúrgico, a harmonização do rosto tem uma recuperação relativamente simples e rápida. Em função do uso das agulhas e demais técnicas, é normal haver um pouco de inchaço, mas não há necessidade de se afastar do trabalho.

Dependendo dos procedimentos, também pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.

As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.


  • Quando é possível observar os resultados da harmonização facial?

As mudanças já são perceptíveis no fim do procedimento, mas é necessário aguardar de 15 a 30 dias para que todo o inchaço seja reabsorvido para fazer uma avaliação completa e realizar eventuais retoques se necessário.


Caso você esteja em busca de um tratamento estético a melhor opção é sempre procurar um médico que irá avaliar a melhor forma de tratamento.


Agenda agora sua consulta em nossa clínica via whatsapp, clicando aqui!


Dra. Mariana Zatta é médica especialista em cirurgia das pálpebras, cuidados com a pele, tratamento capilar e procedimentos estéticos avançados.


Atendimento em Vitória e Vila Velha, ES.



599 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page