Como Reduzir ou Eliminar o Bigode Chinês?
- Dra. Mariana Zatta 
- 18 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022
A dúvida sobre como eliminar o bigode chinês é frequente e não à toa, visto que esse é um dos sinais de envelhecimento da face mais incômodo para homens e mulheres.

O sulco nasogeniano ou nasolabial é um problema incômodo e consiste na linha que se estende da lateral do nariz até o canto dos lábios. Também conhecido como bigode chinês, o tratamento é fundamental à autoestima dos pacientes.
O surgimento e intensificação dessa marca decorrem do processo natural de envelhecimento e pode afetar igualmente homens e mulheres.
A seguir saiba como surge o bigode chinês e o tratamento para essa ocorrência. Confira!
- Quais as causas do bigode chinês? 
Em geral, o sulco nasogeniano aparece após os 30 anos devido à redução na produção de colágeno. No entanto, dependendo da predisposição individual ele pode ocorrer já na adolescência.
A flacidez é um dos fatores determinantes da condição, mas destaca-se que não é o único, sendo que a junção de elementos está associada ao surgimento dela. Entre os principais destacam-se:
- falta de colágeno: com o envelhecimento o organismo passa a produzir menos colágeno o que resulta em uma pele menos elástica e firme, intensificando as marcas de expressão como o bigode chinês; 
- fumo: o hábito de fumar é um agravante quando se trata de envelhecimento precoce. Além das toxinas prejudiciais à saúde e à pele, a contração facial também intensifica os sinais; 
- fatores genéticos: algumas pessoas têm predisposição genética ao surgimento das marcas faciais, o que explica que em certos casos essa linha apareça precocemente; 
- má alimentação: uma alimentação inadequada impacta negativamente a pele, favorecendo o surgimento de sinais como o bigode chinês; 
- exposição solar sem proteção: a exposição solar sem proteção é o principal responsável pelo envelhecimento precoce, incluindo a intensificação das marcas faciais; 
- envelhecimento: a flacidez decorrente da idade somada aos efeitos da gravidade também são fatores determinantes no surgimento de marcas de expressão. 
Destaca-se que no caso do bigode chinês, a marca pode variar muito entre as pessoas, de forma que em alguns casos ela é mais amena e, em outros, mais profunda.
- Quais substâncias contribuem no tratamento? 
Optar por dermocosméticos com substâncias benéficas à hidratação e produção de colágeno é uma forma de tratamento do bigode chinês.
Destaca-se, entretanto, que os dermocosméticos são aliados no longo prazo, não apresentando resultados satisfatórios para diminuir o bigode chinês nos casos nos quais ele já é mais acentuado.
Entre os compostos dermocosméticos mais eficazes estão:
- ácido retinóico: essa substância é responsável por melhorar a textura da pele e suavizar marcas de expressão e sulcos faciais, como o nasolabial; 
- ácido hialurônico: ativo que permite hidratar e estimular a produção de ácido hialurônico na pele, substância que controla o volume facial, preenchendo os sulcos; 
- Pro-Xylane: substância que estimula a produção de ácido hialurônico, colágeno e das fibras de elastina, melhorando a saúde e aparência da pele. 
Então, e no caso de casos mais acentuado e que procura-se um tratamento mais efetivo e rápido do bigode chinês?
No caso do bigode chinês, tratamentos mais eficientes envolvem procedimentos estéticos pouco invasivos, como aplicações.
A seguir conheça opções de tratamentos que apresentam resultados mais satisfatórios para amenizar o sulco nasogeniano.
- Preenchimento com ácido hialurônico 
O preenchimento facial com ácido hialurônico é o tratamento, normalmente, mais recomendado. Quando aplicada com agulha nos pontos corretos, a substância atrai água e preenche o espaço entre as células, resultando em uma amenização das depressões na face, como o sulco.
Nesse tratamento, os resultados duram cerca de 12 a 24 meses e então a substância é absorvida pelo organismo, exigindo uma nova aplicação.
- Peeling 
Os diferentes tipos de peeling garantem resultados tanto quando as marcas de expressão são mais superficiais como quando já estão mais profundas.
Quando o bigode chinês é mais marcado recomenda-se o uso de ácido tricloroacético ou fenol na técnica, garantindo um efeito mais satisfatório.
Caso você esteja em busca de um tratamento estético a melhor opção é sempre procurar um médico que irá avaliar a melhor forma de tratamento.
Agenda agora sua consulta em nossa clínica via whatsapp, clicando aqui!
Dra. Mariana Zatta é médica especialista em cirurgia das pálpebras, cuidados com a pele, tratamento capilar e procedimentos estéticos avançados.
Atendimento em Vitória e Vila Velha, ES.




Comentários