top of page
  • Foto do escritorDra. Mariana Zatta

Qual o Tratamento para Pálpebra Caída?

Atualizado: 4 de jan. de 2022

O aspecto de pálpebra caída pode ter vários fatores, tais como a flacidez palpebral, ptose entre outros.

Vamos tratar nesse post especificamente da ptose.

  • O que é ptose?

A ptose, popularmente conhecida como “pálpebra caída”, se caracteriza pela queda da pálpebra superior de um ou ambos os olhos. Em alguns casos, este declínio pode ser imperceptível, mas, para outros, pode se tornar um desconforto estético e até funcional.

A ptose palpebral ocorre quando a pálpebra superior fica com o aspecto de pesada e caída, devido ao excesso de pele. Algumas vezes, a pálpebra cobre a córnea, podendo interferir até mesmo na capacidade de visão. Em outros casos, a preocupação é estética.

Se tratando deste assunto, podemos dizer, à grosso modo, que existem diferentes “tipos de pálpebras”. A ptose pode ser pouco perceptível (ptose palpebral leve), moderada ou grave, quando desce até ocluir a pupila.

Além disso, pode ser caracterizada como ptose unilateral ou bilateral, a depender de quantos olhos atinge.


  • O que causa ptose?

A ptose pode estar presente no nascimento (ptose congênita) ou pode ser desenvolvida com o envelhecimento, por lesão ou como consequência de algumas cirurgias oculares.

Essa condição pode ser causada por um problema nos músculos responsáveis pelo levantamento das pálpebras, chamados músculos elevadores. Às vezes a anatomia facial da pessoa dificulta o funcionamento desses músculos.

Um tumor ocular, uma doença neurológica ou uma doença sistêmica, como a diabetes, são outras possíveis causas de pálpebras caídas


  • Qual o tratamento para a ptose?

A cirurgia normalmente é o melhor tratamento para pálpebras caídas.

O cirurgião irá tensionar os músculos elevadores para que eles consigam levantar as pálpebras com mais facilidade, proporcionando a você uma visão e uma aparência melhores.

Em casos mais complexos, de músculos elevadores enfraquecidos, o cirurgião prende a pálpebra sob a sobrancelha. Isso permite que a os músculos da testa substituam os músculos elevadores na função de levantar a pálpebra.


Antes do procedimento, são feitas marcações detalhadas na região, para mensurar quanto de pele e gordura deverão ser removidas. A anestesia é local com sedação. Ao final, podem ser colocadas gazes molhadas com soro fisiológico para melhorar o inchaço e edemas.

Como são feitas suturas e incisões, é preciso aguardar alguns dias para a retirada dos pontos. Sintomas como sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento ou sensação de secura ocular são comuns nas semanas posteriores à cirurgia. Geralmente, o paciente precisa se afastar de suas atividades por cerca de uma semana.


Caso você esteja em busca de um tratamento estético a melhor opção é sempre procurar um médico que irá avaliar a melhor forma de tratamento.


Agenda agora sua consulta em nossa clínica via whatsapp, clicando aqui!


Dra. Mariana Zatta é médica especialista em cirurgia das pálpebras, cuidados com a pele, tratamento capilar e procedimentos estéticos avançados.


Atendimento em Vitória e Vila Velha, ES.

1.101 visualizações5 comentários

5 Comments


Guest
May 11, 2023

Gostaria de saber o valor da cirurgia

Like

Maria Fatima
Maria Fatima
Nov 10, 2022

Bom dia

Qual valor da cirurgia de pálpebras

Like
Dra. Mariana Zatta
Dra. Mariana Zatta
Nov 15, 2022
Replying to

Olá Maria, tudo bem? O valor da cirurgia depende de vários fatores, por isso não é possível especificar um valor fixo. Gira em torno de 6 a 15mil, podendo ainda variar. Para um orçamento preciso é necessário uma avaliação da Dra. Mariana. Obrigado pela pergunta!

Like
bottom of page